sexta-feira, 13 de março de 2009

Constantes tipadas

As novas versões do Delphi, não sei a partir de qual exatamente desetimulam o uso de constantes tipadas.

Mas fez falta esses dias para mim.

Eu particularmente evito criar variáveis globais - ao menos de tipos primários. Não acho condizente com práticas OO.

Porém, eventualmente você precisa fazer um controle, digamos de tentativas e uma variável local obviamente é zerada ao fim do escopo...

E não queria de jeito nenhum criar uma variável global... e para piorar a instância da classe era criada e destruida a todo momento não permitindo eu persistir o valor na classe...

Bom, para encurtar a estória, basta ativar {$WRITEABLECONST ON} ou {$J+} e fazer um código parecido com este:

{$J+}
const
C_TESTE : Integer = 1;
begin
ShowMessage(Format('O valor da constante é: %d',[C_TESTE]));
C_TESTE := C_TESTE + 1;
{$J-}
end;


Por algum milagre o novo valor persistirá na próxima execução.

Minha lista de blogs