terça-feira, 27 de novembro de 2007

Uso dos recursos de Memória e CPU

Reconheço que o "Tendão de Aquiles" do PostgreSQL é a opção que os desenvolvedores fizeram pela orientação a processos e não à threads.

O que isso segnifica?

Que o PostgreSQL, a princípio usa mais recursos do equipamento do que o SQL Server EE.

Para efeito de comparação, tenho em meu computador as duas plataformas instaladas. Não há nenhum sistema fazendo uso de nenhum dos dois bancos de dados.

No Gerenciador de Tarefas, temos o seguinte (em termos de uso de memória):

PostgreSQL
  • pg_ctl.exe: 2.664 KB
  • postgres.exe: 4.324 KB
  • postgres.exe: 6.968 KB
  • postgres.exe: 4.112 KB
  • postgres.exe: 4.720 KB

SQL Server 2005 Express Edition
  • sqlbrowser.exe: 3.212 KB
  • sqlservr.exe: 1.704 KB


Neste apecto, Ponto para o SQl Server EE

3 comentários:

Telles disse...

Hum... não sou um especialista em processos e threads, mas sei que comparar PostgreSQL e SQL Server em Windows é sacanagem!!!

No Windows você é obrigado a subir a interface gráfica, não pode fazer tuning de kernel, não pode fazer tuning de sistema de arquivos! E mais... se você quer algo que lhe consuma pouca memória, você pode utilizar o SQLite! Mas para avaliar o consumo de memória comparativamente, você precisa imaginar uma situação de stress com um número X de conexões simultâneas realizando uma mesma transação, como um TPC-C e TPC-H. Fora deste cenário é difícil dizer quem consome mais memória.

Além disso, o consumo de memória do SGDB depende da configuração dele. Podemos ajustar o PostgreSQL para rodar num 486 tranquilamente, você consegue fazer isso com o SQL Server?

Telles disse...

Ops... olhando ontem os parâmetros de compilação do PostgreSQL achei isso aqui:
--enable-thread-safety

Make the client libraries thread-safe. This allows concurrent threads in libpq and ECPG programs to safely control their private connection handles. This option requires adequate threading support in your operating system.

Parece que ele trabalha com thread sim!

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Minha lista de blogs